Basquetebol


Basquetebol




O basquetebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas num campo rectangular, onde se encontram dois cestos colocados ao centro de cada linha de fundo, a uma altura de 3,05 metros.

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto adversário (acção ofensiva) e evitar que a outra equipa introduza a bola no próprio cesto (acção defensiva), respeitando as regras específicas do jogo. A equipa vencedora é a que marcar mais pontos.

O jogo é dirigido por dois ou três árbitros, um árbitro principal e um ou dois árbitros auxiliares, e por três oficiais de mesa, um marcador, um cronometrista e um operador de 24 segundos.

O campo de jogo de Basquetebol deve ter as dimensões de 28 metros de comprimento (linhas laterais) e de 15 metros de largura (linhas finais).


Campo Basquetebol:


1-Linha lateral

2-Linha final

3-Linha central

4-Área restritiva

5-Linha de lance livre

6-Linha de 3 pontos (6,25 m)

7-Círculo central
8-Tabela e cesto


Técnica




Para jogar basquetebol é importante conhecer os aspectos importantes para a correcta execução dos elementos técnicos do jogo, ou seja, as determinantes técnicas de cada elemento técnico.

Pega da bola
*Agarrar a bola com as duas mãos em formato de concha;
*Dedos afastados com polegares próximos;
*Cotovelos junto ao corpo.

Passe de peito
*Segurar a bola com as duas mãos à frente do peito;
*Estender os Membros Superiores (MS) para a frente, para passar a bola;
*Simultaneamente avançar Membro Inferior (MI) para a frente;
*Rodar os pulsos para fora;
*Dirigir a bola para o peito do colega.

Passe picado
*Execução semelhante à do passe de peito;
*Dirigir a bola para o solo, para zona próxima do colega.

Passe de ombro
*Segurar a bola por cima dos ombros;
*Extensão do MS;
*Simultaneamente avançar (MI) para a frente;
*Acompanhar o movimento com o corpo.

Recepção da bola
*MS estendidos e afastados à largura dos ombros;
*Colocar os dedos afastados voltados para cima;
*Agarrar a bola com as duas mãos;
*Flectir os MS no momento da recepção.

Drible progressão
*Contactar a bola com uma mão, dedos afastados e estendidos;
*Bater a bola à altura da cintura e ao lado do corpo;
*Flexão e extensão dos pulsos;
*Libertar o olhar da bola;
*Progressão com a bola, através de batimentos sucessivos.

Drible protecção
*Contactar a bola com uma mão, dedos afastados e estendidos;
*Bater a bola à altura dos joelhos;
*Flexão e extensão dos pulsos;
*Libertar o olhar da bola;
*Proteger a bola com o MS e MI contrário ao de batimento.

Paragem (a um e dois tempos)
A paragem após recepção da bola ou drible pode ser feita de duas formas:
*Paragem a um tempo – é feita com os dois pés apoiados no solo em simultâneo, podendo depois utilizar qualquer um dos pés como pé-eixo para rodar;
*Paragem a dois tempos – é feita com os dois pés apoiados no solo alternadamente (um de cada vez), só podendo depois utilizar o primeiro pé que apoiou o solo como pé-eixo para rodar;

Rotação
*Após paragem manter o pé-eixo sempre apoiado no mesmo sitio em que contactou o solo;
*Após paragem pode deslocar o outro pé em qualquer direcção, uma ou mais vezes.

Lançamento na passada
*Dominar bem a bola nas mãos e olhar dirigido para a tabela;
*Executar com um pé o 1º apoio após recepção da bola ou paragem do drible,
*Executar o 2º apoio e impulsão com o outro pé;
*Elevar o joelho do lado do MS que vai lançar;
*Estender o corpo todo, e lançar no ponto mais alto com extensão do MS.

Ter em conta a sequência dos apoios de acordo com o lado do lançamento:
-lado direito da tabela: 1º apoio (pé direito), 2º apoio (pé esquerdo e elevar o joelho direito;
-lado esquerdo da tabela: 1º apoio (pé esquerdo), 2º apoio (pé direito e elevar o joelho esquerdo).


Lançamento em apoio
*Enquadrar com o cesto (orientar os apoios e corpo para o cesto);
*Colocar MI ligeiramente flectidos e afastados, com o pé do lado da mão que lança ligeiramente avançado;
*Segurar a bola com as duas mãos ao nível da cabeça, colocar a mão que lança atrás e por baixo da bola e a outra mão apoia lateralmente na bola;
*Extensão dos MI seguida de extensão do trono e MS;
*Lançar a bola para o cesto só com uma mão;
*Flectir o pulso e dedos na parte final do lançamento.

Lançamento em salto
*Executar os aspectos referidos para o lançamento em apoio;
*Elevar-se do solo após extensão dos MI;
*Lançar a bola no ponto mais alto do salto.

Ressalto
*Utiliza-se para recuperar a bola após lançamento da própria equipa (Ofensivo);
*Utiliza-se para recuperar a bola após lançamento da equipa adversária (Defensivo);
*Posicionar-se entre o adversário e o cesto.



Regras Básicas



Equipas
*Cada equipa é constituída por 5 jogadores efectivos e 7 suplentes.
*Não há limite para o número de substituições em cada jogo, mas estas só podem ocorrer com a autorização do árbitro e/ou marcador quando o jogo está parado.

Duração do jogo
*O tempo de jogo é de 40 minutos distribuídos em quatro períodos de dez minutos cada, com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período de jogo, e entre o segundo e o terceiro período um intervalo com a duração de quinze minutos.
*Se no final do jogo se verificar uma igualdade pontual, prolonga-se por períodos suplementares de 5 minutos até o jogo acabar desempatado.
*Cada equipa tem direito a 2 descontos de tempo durante o primeiro meio-tempo (1º e 2º períodos), e a 3 descontos de tempo durante o segundo meio-tempo (3º e 4º períodos) e a um 1 desconto de tempo em cada período suplementar. Cada desconto tempo tem a duração de 1 minuto.

Início do jogo
*O 1º período de jogo inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo árbitro no circulo central. A bola é disputada entre dois jogadores adversários e só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. Os restantes jogadores estão fora do circulo central.
*Nos outros períodos de jogo a reposição da bola em jogo é feita segundo a regra da posse alternada, na linha lateral junto ao meio campo.

Posse alternada
*É a forma de colocar a bola em jogo através da sua reposição de fora de campo em vez de uma bola ao ar. Esta reposição é feita alternadamente por cada equipa, junto à linha lateral, no local mais próximo onde ocorreu a falta.
*A equipa que não ganha a posse de bola, na sequência da bola ao ar no início do 1º período, começa o processo da posse alternada.
*Em situações de bola ao ar (excepto no início do 1º período) aplica-se a posse alternada: bola presa entre dois ou mais jogadores, bola tocada simultaneamente por dois jogadores adversários, bola fica presa nos suportes tabela/aro, quando se iniciam os períodos de jogo excepto o primeiro.

Reposição da bola em jogo
*A bola deve ser reposta em jogo por um jogador fora das linhas limite, no local mais próximo onde o jogo foi interrompido ou ocorreu uma infracção às regras.
*Após a marcação de cesto, a bola deve ser reposta em jogo por um jogador da equipa que sofreu cesto em qualquer ponto da linha final.
*O jogador tem 5 segundos para repor a bola em jogo e os adversários têm de estar a 1 metro de distância.

Sistema de Pontuação
*Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um lançamento de campo vale 2 pontos, excepto se for realizado para além da linha de 6,25m que vale 3 pontos, ou se for um lançamento da linha de lance livre que vale 1 ponto.

Resultado
*O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar. Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

Contacto com a bola
*A bola só pode ser jogada com as mãos, podendo ser passada, lançada, batida, rolada ou driblada.
*Não é permitido pontapear, socar, transportar a bola nas mãos ou interceptar a bola com qualquer parte da perna (excepto se for acidentalmente).

Jogador e bola fora de campo
*A bola está fora quando um jogador na sua posse está sobre ou para além das linhas limite.
*A bola está fora quando toca um jogador ou qualquer pessoa que está fora de campo.
*A bola está fora quando bate no solo ou qualquer objecto que esteja sobre ou para além das linhas limite.
*A bola está fora de jogo quando toca os suportes da tabela, a parte de trás desta ou qualquer objecto colocado sobre o campo de jogo.

Drible
*Um jogador não pode efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar, agarrar e voltar a driblar. *O drible termina quando o jogador toca a bola com as duas mãos simultaneamente, ou permite que a bola fique parada numa ou em ambas as mãos.

Passos
*O jogador não pode executar mais do que dois passos com a bola na mão sem driblar.

Bola presa
*Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa.

Rotação
*É o movimento que permite um jogador com bola, deslocar o mesmo pé uma ou mais vezes em qualquer direcção, enquanto mantém o outro pé (pé eixo) sempre apoiado no mesmo ponto de contacto com o solo.

Regra dos 3 segundos
*Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos consecutivos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa, na zona de ataque, esteja na posse da bola.

Jogador estreitamente marcado
*Considera-se um jogador estreitamente marcado quando, com a bola em seu poder, um adversário, em posição de defesa activa, se encontra a uma distância inferior a um metro. Nessa situação, esse jogador tem de passar, lançar ao cesto ou driblar a bola dentro de 5 segundos

Regra dos 8 segundos
*Quando um jogador ganha a posse da bola na sua zona de defesa, a sua equipa tem 8 segundos para fazer passar a bola para a zona de ataque.

Regra dos 24 segundos
*Quando um jogador ganha a posse da bola, a sua equipa tem de efectuar uma tentativa de lançamento ao cesto dentro 24 segundos.

Regresso da bola à zona de defesa
*Um jogador que tem a posse de bola na sua zona de ataque, não pode regressar com a bola à sua zona de defesa nem passa-la para um colega aí colocado.

Falta pessoal
*É um contacto faltoso com um adversário, estando a bola em movimento ou parada.
*Um jogador não pode agarrar, obstruir, empurrar, carregar, rasteirar ou impedir a progressão de um adversário estendendo as mãos, braços, cotovelos, ombros, quadris, pernas, joelhos ou pés, nem inclinar o corpo para uma posição anormal, nem usar qualquer dureza ou jogo violento.

Penalização de faltas pessoais
*Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, o jogo recomeça por uma reposição de bola fora de campo, pela equipa adversária, no local mais próximo onde ocorreu a falta.
*Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, a este jogador são concedidos o número de lance(s) livre(s) seguintes:
-1 lance livre, se o cesto de campo é obtido;
-2 lances livres, se o não foi concretizado um lançamento ao cesto da área de dois pontos;
-3 lances livres, se o não foi concretizado um lançamento ao cesto da área de três pontos.

Falta dupla
*É considerado falta dupla uma situação em que dois adversários cometem falta, um sobre o outro, aproximadamente ao mesmo tempo, sendo marcada falta pessoal aos dois jogadores.
*Se nenhuma das equipas tinha posse de bola ou o direito a ela, ocorre uma situação de bola ao ar.
*Se uma equipa tinha a posse de bola ou o direito a ela, a sua reposição de fora de campo deve ser efectuada, no ponto mais próximo onde ocorreu a infracção.

Falta antidesportiva
*É um contacto faltoso de um jogador que, no entender do árbitro, não é uma tentativa legítima de jogar directamente a bola dentro do espírito e objectivo das regras.

Penalização de faltas antidesportivas
*Uma falta antidesportiva deve ser averbada contra o infractor.
*Devem ser concedidos lances livres ao jogador que sofreu a falta, conforme a situação podem ser um, dois ou três.
*De seguida, a equipa do jogador que sofreu a falta tem direito à reposição da bola de fora de campo, no prolongamento da linha central.

Falta técnica
*Uma falta técnica é uma falta de natureza comportamental, que inclui mas não se limita a: falta de cooperação deliberada ou repetida para com o espírito de desportivismo e de fair play, actos de violência, linguagem ou gestos ofensivos.

Número de faltas
*Um jogador que cometeu 5 faltas, pessoais e/ou técnicas, deve ser informado do facto pelo árbitro e tem que abandonar o jogo imediatamente, podendo ser substituído dentro de 30 segundos.
*Quando uma equipa comete 4 faltas num período, fica na situação penalidade de faltas de equipa, e todas as faltas pessoais subsequentes cometidas sobre um jogador que não está em acto de lançamento devem ser penalizadas com 2 lances livres, em vez da reposição da bola em jogo de fora de campo.

Lance livre
*Na sua execução, os vários jogadores, ocupando os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não devem tocar a bola, na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro ou que seja evidente que não o tocará.

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